segunda-feira, 13 de maio de 2019

#IndicaSérie | Merlí


Fui surpreendida, sim ou com certeza?
A pedido de uma amiga (e muita insistência da mesma) me rendi, meio contrariada, e comecei a assistir Merlí. Em menos de três episódios eu já tava completamente apaixonada, maratonando feito uma louca!
Se engana quem pensa que é apenas uma série clichê adolescente; Merlí vai muito além disso, claro que tem seus clichês, mas aborda problemas reais de uma forma que havia visto em pouquíssimas séries adolescentes.
Para vocês que ainda não conhecem a série, vou deixar um breve resumo, tentarei ser o mais sucinta possível.
Merlí, professor de filosofia recém desempregado, acaba de receber seu filho, Bruno, pra morar com ele por um tempo. Ao receber uma proposta de emprego, no primeiro dia de trabalho, descobre que dará aula a turma de seu filho. Nem preciso comentar que Bruno odiou a ideia né?! Agora vamos falar um pouco de Merlí... definitivamente, é o professor que anseio em ter um dia. Aquele que se coloca a disposição do aluno e entende suas necessidades, não somente na relação de aluno-professor, mas como pessoa. 
A turma se encanta por Merlí e ele vira o xodó de todos (e ranço de alguns professores). Com sua didática diferente e dinâmica, Merlí deixa os outros professores irados. Indo contra todos os princípios impostos pela sociedade e superiores, Merlí ensina o real sentido do conhecimento.

Como eu disse anteriormente, a série tem muitos clichês sim, assim como também quebra muitos pré-conceitos. Aborda temas como a homoafetividade, relacionamento abusivo, inferiorização da mulher, etc.
Descobri, após assistir, que a série é inspirada no icônico filme "A sociedade dos poetas mortos" e posso afirmar que isso só aumentou ainda mais minha admiração pelos produtores. 
Com plena convicção digo que aprendi com Merlí MUITA coisa que nunca havia sequer visto em anos de vida acadêmica. Recomendo d-e-m-a-i-s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário