sexta-feira, 9 de setembro de 2016

#Resenha - Eleanor & Park (Rainbow Rowell)


 Eleanor e Park é um livro diferente, eu me envolvi com a história já nas primeiras páginas, Park e Eleanor são protagonistas que fogem aos esteoreótipos, ou seria melhor dizer que este é um livro que foge a todo e qualquer estereótipo. Rainbow Rowell nos envolve em uma teia de acontecimentos, tornando impossível deixar o livro mesmo que por alguns minutos, não consegui interromper a leitura a não ser quando terminei o livro. 
 A história se passa em um cenário de muito sofrimento, um universo desconhecido para muitos leitores e por isso chocante em muitos momentos, mas Rainbow Rowell não nos polpa e revela o universo de Eleanor, uma garota de 16 anos, acima do peso, que se veste com roupas masculinas e sempre largas demais, uma vítima perfeita de bullying, ela é a filha mais velha de uma família com muitos problemas, o padrasto de Eleanor é um homem agressivo, nas entrelinhas vamos tendo conhecimento de que Eleanor já viveu um período longe da família em razão dos conflitos com o padrasto.
 Park é um geek, descendente de coreano, vizinho de Eleanor, e seu colega de ônibus até a escola, onde ele consegue se manter na zona de neutralidade. A interação entre ambos inicia-se de forma rude, passando a inusitada. Quando o relacionamento silencioso dos dois se rompe, eles vão se conhecendo e se apaixonam. A estranheza desta relação provoca reações de todos, inclusive da mãe de Park (sua história também se torna nossa conhecida). 
 O livro é narrado por Eleanor e Park, em capítulos alernados, as descobertas e a intensidade do primeiro amor, a paixão avassaladora, o desejo esmagador, a vontade de estar sempre juntos. Mas o livro não é um conto de fadas, é sobre a vida real com todos os seus dramas, e sendo assim aborda temas pesados e difíceis de ser tratados, além do bullying (já citado), assédio moral e sexual, problemas sociais e padrões de beleza. 
 O final da história é complicado (ainda não sei como me sinto em relação a isso), fiquei frustrada, irritada e depois com muita raiva, a atitude da Eleanor me fez questionar os sentimentos dela, e contraditoriamente aos meus próprios sentimentos eu desejei muito que a história tivesse uma continuação, porque inevitavelmente eu me envolvi com Eleanor e Park, sofri com eles e preciso saber o que acontece depois. 

 Que história!!! Gostinho de quero mais.^^




Nenhum comentário:

Postar um comentário