terça-feira, 4 de abril de 2017

#Resenha - Se Eu Ficar (Gayle Forman)


 Talvez por que a minha expectativa em relação a essa história estivesse muito alta, acabei me decepcionando um pouco, o que não significa que tenha sido uma leitura ruim, longe disso, apenas achei a narração dos eventos superficial, não consegui me conectar com a personagem. 

 Vamos conhecer a sinopse, antes de falar um pouco mais sobre as minhas impressões.


Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 
 No livro "Se eu ficar" apenas dois diálogos me emocionaram, o primeiro protagonizado pelo avô de Mia, e o segundo por Adam, no último capítulo da história. A narração é feita em primeira pessoa, acompanhamos Mia vivendo o momento do acidente, assistindo ao atendimento dos socorristas, vendo os seus pais mortos e, sinceramente, mesmo relevando o estado de torpor da personagem, na minha opinião faltou emoção, enquanto eu lia tive a impressão que Mia era apenas uma narradora-observadora e não a protagonista da história. 


 A narração intercala o presente e flashbacks de sua vida, desde criança, a descoberta de sua paixão pelo violoncelo, o primeiro amor, as dúvidas entre seguir o seu sonho e deixar a paixão como segundo plano. Durante a minha leitura, foram os flashbacks que de alguma forma moldaram a personalidade de Mia, que até então me parecia perdida em meio a trama.

 Então, foi isso. Para mim, a narrativa não foi muito cativante, achei superficial. Mas, não é por isso que não indico o livro, indico sim, porém talvez não alcance todas as suas expectativas. Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário