quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

#EntrevistaLiterária - com Gustavo Ávila


 Primeira entrevista do ano! Adivinheem? GUSTAVO ÁVILA! Autor de O Sorriso da Hiena, queridinho de 2017 hahah 
 Vamos as perguntas: 

1.    Quando você decidiu que queria ser escritor e o que te motivou?
Eu comecei a escrever ao entrar no mercado publicitário como redator. Eu sempre gostei de ter ideias, de criar coisas, mas no começo esse gosto estava focado na publicidade. Até esse momento nunca tinha pensando em ser escritor. Mas quando percebi que algumas ideias que tinha trabalhando com publicidade poderiam ser muito melhor exploradas de outra forma, foi então que comecei a notar que tinha essa possibilidade. E foi assim que comecei. Peguei uma ideia que tinha e escrevi. Que foi O sorriso da hiena.
2.    Você se inspirou em alguém para criar seus personagens?
Eu me inspiro em tudo que vivi até agora, que li, que assisti, escutei. A gente sempre traz toda essa bagagem quando cria algo. Mas, especificamente, não.
3.    “O Sorriso da Hiena” foi um dos livros mais comentados do ano de 2017. Qual a sensação de ter seu livro em mãos e saber que centenas de pessoas tiveram o prazer de lê-lo?
É recompensador. Saber que a história que você criou faz parte da vida de alguém, seja por algumas horas, alguns dias, ou em alguns casos para sempre, é maravilhoso. De alguma forma eu me conecto com elas e elas se conectam comigo. 

4.    Já tem alguma previsão de lançamento para seu próximo livro, “Quando a luz acaba”? Pode nos falar um pouquinho sobre o que vai se tratar?
Espero que ele saia esse ano. Mas ainda não posso dizer muito sobre ele porque estou escrevendo ainda.
5.    Tem alguma obra literária ou autor que te influenciou a querer escrever?
Sempre vou ter um carinho muito especial por um livro que li quando adolescente, que foi A Turma da Rua Quinze, do Marçal Aquino, da Série Vaga-Lume. É um livro que marcou muito a minha infância. E também O médico e o monstro, do Robert Louis Stevenson.

6.    Qual seu sonho enquanto escritor?
Poder me dedicar exclusivamente à literatura e criar boas histórias.

7.    Já imaginou as suas histórias nas telonas ou acha que ainda é muito cedo? (eu adoraria assistir)
O sorriso da hiena teve os direitos de adaptação comprados pela Globo, então existe a chance de acontecer algo nesse sentido. Tento não pensar muito nisso para não tirar meu foco de onde ele realmente precisa estar, que são as próximas histórias. Mas fico ansioso em ver essa história adaptada sim. Vamos ver o que acontece.

8.    Você pode nos adiantar se vai participar da Bienal do Livro de SP nesse ano?
Eu mesmo ainda não sei. Espero que sim, mas depende mais da editora do que de mim.

9.    Me fale um pouco sobre o Gustavo leitor. Quais gêneros você mais gosta de ler? Quais os seus escritores preferidos? Algum livro para nos indicar?
Eu leio diversos gêneros. Gosto de diversificar para não me fechar, embora haja alguns gêneros que eu não tenha interesse. Ultimamente, o que eu mais tenho lido é Philip Roth (e que está se tornando meu autor favorito). Também gosto muito de Mia Couto. Indicaria dois livros desses autores, O teatro de Sabbath, do Philip Roth; e A confissão da leoa, do Mia Couto. Li recentemente Homens Elegantes, do Samir Machado de Machado, que também é muito bom.
10.  Atualmente, ainda é estranho saber que diversas pessoas têm você como referência ou você já se acostumou?
Fico feliz em saber disso. Mas acho que ainda há muito trabalho pela frente e muita história a ser escrita para realmente ser uma referência. Mas esse também não é o foco da coisa. O que me interessa é escrever. Honestamente, prefiro que quem apareça sejam as minhas história, eu gosto mais de ficar por trás das cortinas.  
11. Deixe um recado para os seus fãs.
Muito obrigado a todos que dedicaram um pouco do seu tempo para as minhas histórias, e que estão me ajudando a levá-las para mais e mais pessoas. Sem cada um de vocês nada disso estaria acontecendo desta forma.

Espero que vocês tenham gostado, o Gus é um fofo! Caso vocês não conheçam o trabalho dele vou deixar uns links abaixo: 

https://gustavoavilaescritor.com/
Para comprar o livro - https://www.saraiva.com.br/o-sorriso-da-hiena.html / https://www.amazon.com.br/Sorriso-Hiena 


Nenhum comentário:

Postar um comentário