terça-feira, 20 de junho de 2017

#Resenha - Zac e Mia (A. J. Betts)

 Que livro incrível!
 Zac e Mia são dois jovens de dezessete anos enfrentando o câncer, a forma como eles reagem ao adoecimento é oposta, assim como as suas vidas. 
 Zac mora em uma fazenda, é um cara simples e muito ligado à sua família. Ele tem leucemia, está hospitalizado há tempo suficiente para saber que nada irá mudar os fatos, então ele tenta manter-se firme e bem-humorado, principalmente na presença de sua mãe. Todas as noite ele submerge em um mundo repleto de dados estatísticos e depoimentos sobre vitórias e fracassos relacionados ao câncer, de acordo com essas informações, Zac é um 51%. Mia é uma garota popular, namora o cara que todos acham o máximo, tem muitos amigos de badalações, nas suas redes sociais não cessam os convites para festas, mas a verdade é que Mia é uma garota solitária. Filha de mãe solteira, a relação com a sua mãe é complicada. A garota não consegue aceitar o adoecimento, um osteosarcoma, e diz a todos que sofreu uma lesão no tornozelo. Para Zac, Mia é uma garota de sorte, pois ela é um 98%. Vizinhos de quarto, o primeiro contato entre Zac e Mia se dá através de batidas na parede (toc... tap...). Então, um convite inesperado no Facebook, leva a conversas on-line durante as madrugadas. Mia desabafa sobre os seus medos, o temor da morte, e Zac a ajuda a enfrentar a sua nova realidade, sempre com excelentes tiradas de bom humor. A contraposição de humor entre eles dá uma contorno interessante a história.


 O tempo de isolamento de Zac após a cirurgia de medula finda e ele volta para casa, no mesmo dia em que Mia será submetida a uma cirurgia para retirada do tumor. Longe e sem notícias, Zac e Mia não conseguem deixar de pensar um no outro. Um reencontro pra lá de inusitado fará com que eles construam um vínculo significativo e será fundamental para o amadurecimento de Mia. 
 No final, é lindo ver que a Mia tornou-se capaz de fazer pelo Zac o mesmo que ele fez por ela, dar as mãos e mostrar o lado positivo de estar vivo. 

 Um livro singelo, me ganhou logo pela capa e depois de conhecer essa história delicada e linda, só posso dizer que amei conhecer o Zac e a Mia. 
 Leiam! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário