sábado, 29 de julho de 2017

#EntrevistaLiterária - Denise Barbosa

 A entrevista literária atrasou um pouco, mas tá aí hahah 
 A entrevistada do mês de Julho é a maravilhosa Denise Barbosa, autora dos
livros:  Balada 80, Diário de uma Fã, O Mistério da Cachoeira, e etc.


1)   Quando você começou a escrever e o que te motivou?
      A ideia surgiu como uma fuga da realidade. Perdi o meu irmão em 2010 e, no mesmo ano, quis inventar algo lúdico para amenizar a dor. Surgiu então o primeiro livro: O Mistério da Cachoeira.

2)   Qual o seu sonho enquanto escritora?
      É poder ver as minhas obras reconhecidas nacionalmente, e também poder viver somente da escrita. Penso que isso seja o sonho de todo escritor.

3)   Você se inspira em algum(a) autor(a) ? Se sim, quem?
      Gosto muito de Lucinda Riley, e amo a maneira como ela escreve, indo e voltando no tempo da história, e mesclando narrativas em primeira e terceira pessoa. Ela é incrível e eu aprendo muito lendo os seus livros.

4)   Como surgiu a sua primeira obra literária?
      Escrevendo ao acaso para amenizar a dor de uma perda familiar. Assim surgiu O Mistério da Cachoeira.


5)   No momento, você está escrevendo ou já tem alguma ideia para um próximo livro?
      Sim. Já iniciei um novo livro, com um tema bem diferente. Preciso de mais tempo para me dedicar a ele.

6)   Qual a sensação de ver o seu livro nas livrarias?
    Ainda não tive essa alegria. O meu único livro impresso está sendo vendido apenas pelo site da editora Young e pelo site da Saraiva. O livro O Mistério da Cachoeira e Diário de uma Fã estão disponíveis apenas em versão e-book na Amazon.

7)   Tem alguma obra literária que te marcou? Fale um pouco sobre a Denise leitora.
      Na verdade, vários livros me marcaram em diferentes épocas. Na adolescência, o livro Uma Vitória Legal, de Carlos Heitor Cony, me marcou muito, pois me fez descobrir o interesse pelo teatro, que acabei fazendo na época da faculdade. Mais tarde fiquei fascinada por um livro de Agatha Christie, de 1968, que pertencia ao meu pai:  A Testemunha Ocular do Crime. Depois de adulta, alguns romances me encantaram, como os de Lucinda Riley, por exemplo.

8)   Quem foi a primeira pessoa a quem você mostrou seu livro?
    Todos os livros entreguei para a minha filha e para uma amiga de São Paulo lerem. Foram minhas primeiras leitoras.

9)  Tem um pouco de você em algum personagem? Você se inspirou em alguém para cria-los?
      Inevitavelmente deixamos nossa personalidade em alguns personagens. Acho que me identifico com o jeito de ser da Marília, de Balada 80, e da Babi, de Diário de uma Fã. Sou um pouco das duas. Não me inspirei diretamente em alguém para construir os personagens, mas tenho certeza de que todas as pessoas que passaram pela minha vida ou que fazem parte dela, me inspiraram ou me inspiram de alguma forma, mesmo inconscientemente.

10)   Deixe um recado para os seus leitores.
      Deixo uma palavra: gratidão.
      O escritor só se realiza quando há alguém para ler e se envolver com as suas estórias. Então, quem é o escritor sem os seus leitores?
     Os meus leitores não imaginam como iluminam o meu dia quando me avisam que estão lendo o meu livro. E como me emocionam quando me dizem que amaram a estória ou até mesmo se apaixonaram pelos personagens. Ah, isso não tem preço!


 Espero que vocês tenham gostado da entrevista e não deixem de conferir o trabalho da
linda Denise, vale super a pena!! Como eu sempre digo, vamos começar a valorizar mais
a literatura brasileira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário