segunda-feira, 27 de junho de 2016

#Resenha - Amy & Matthew (Cammie McGovern)




 Bem, não encontrei ainda uma palavra que possa definir este livro ou como me sinto em relação a ele, não é uma simples história, trata-se da vida como ela é, cheia de percalços e diferenças. Será que nós sabemos conviver com as diferenças? Sempre achei que eu soubesse, mas quando iniciei a leitura descobri que talvez nunca houvesse pensado além das diferenças. A primeira impressão causada por este livro foi um misto de choque, espanto e confusão, sim, nunca havia pensado em como alguém com paralisia cerebral se sente ou mesmo percebe as coisas ao seu redor. E sim, me vi obrigada a parar a leitura para dar conta da confusão emocional que os três primeiros capítulos (isso mesmo!) me causou. 

 Quando finalmente percebi o que causou a minha perplexidade (realmente não sei definir como me senti, então direi que fiquei perplexa, porque meio que foi isso o que aconteceu, fiquei perplexa com o fato de nunca ter imaginado alguém com paralisia cerebral como protagonista de uma história e me senti uma idiota preconceituosa por isso, então obrigada Cammie McGovern você me fez percebe o óbvio, é preciso ver além das diferenças!).


 Voltando ao livro, quando vi Amy & Matthew pela 1ª vez associei imediatamente a Eleanor & Park, há semelhanças, mas também muitas diferenças. Ambos são livros que colocam os holofotes sobre aqueles que, comumente, ficam nos bastidores, abordando temas fortes e difíceis. 
 Em Amy e Matthew conhecemos a história de dois jovens adolescentes, Amy uma garota com paralisia cerebral desde a infância, que embora frequente o colégio regular sempre foi acompanhada por adultos (auxiliares) e Matthew um garoto que com o passar dos anos foi desenvolvendo pequenos ritos e obsessões, que foram se intensificando e ocupando grande parte do seu tempo, tornando-o um solitário.

 Embora com problemas bem diferentes Amy e Matthew conseguem estabelecer uma conexão, tudo tem início quando Matthew faz uma observação a Amy sobre a sua suposta felicidade e esta decide que precisa de amigos, para tanto abre mão dos auxiliares adultos e opta por ter colegas nessa função.

 Sanjay, Sarah, Chloe e Matthew são os selecionados para a função e ao longo da narrativa vamos conhecendo os problemas enfrentados por cada um deles e percebendo como a relação entre eles e Amy vai se estabelecendo. A história teve uma reviravolta que me deixou boquiaberta e a forma como cada um dos amigos de Amy se coloca nos diz muito sobre o vínculo entre eles.  

 Amy e Matthew é uma história de amor e não é uma história de amor - não se irritem - é que esse é um livro sobre a vida, acho que é isso, e é difícil definir a vida. Como disse no início ainda não sei como me sinto em relação a este livro, mas com certeza ele me possibilitou uma ressignificação da vida. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário