sexta-feira, 22 de abril de 2016

#Resenha - Cartas de Amor aos Mortos (Ava Dellaira)


 Cartas de Amor aos Mortos é um livro emocionante, a Ava Dellaira consegue abordar a morte com muita sensibilidade. Laurel é uma garota ingressando no ensino médio, morando apenas com o pai e uma tia, uma semana de cada, sofrendo com a perda de sua irmã mais velha e ausência de sua mãe.
 A história é contada por meio de cartas, cartas aos mortos, tudo tem início com uma proposta de atividade na aula de inglês, mas Laurel tem tido uma vida difícil, May, sua irmã, era uma referência muito forte em sua vida e Laurel não entende porque a irmã a deixou ou como pode fazê-lo e então a carta transforma-se em cartas, verdadeiros desabafos e diário a seus ídolos mortos e que viveram algo semelhante com cada momento que ela vivencia. A escolha dos destinatários não é aleatória, é como se através das cartas Laurel buscasse respostas para a dor, a saudade, a raiva, a culpa, para a vida.



"Sabe, acho que, quando você perde alguma coisa próxima, é como perder a si mesmo. É por isso que, no final, até escrever é difícil para ela. Ela quase não sabe como fazer. Porque quase não sabe mais quem ela é”.


 Ao longo da história Laurel vai descobrindo quem é. Faz alguns amigos, Natalie, Hannah, Tristan e Kristen e tem as primeiras experiências verdadeiramente suas, de repente ela não era apenas a irmã caçula esperando para ouvir as aventuras de May, ela de alguma forma era parte de um grupo e sentia as pequenas asas se formando para finalmente poder voar.


“Eu poderia fazer novos amigos, mas eles nunca me conheceriam, não de verdade, porque nunca conheceriam minha irmã, a pessoa que eu mais amava no mundo. E nunca saberiam o que eu fiz. Eu precisava aceitar que estava do outro lado de uma parede intransponível”.


 E ainda tem Sky. Como não amar Sky? Impossível, te entendo perfeitamente Laurel. Sky é um garoto misterioso, solitário, mas de alguma forma popular, doce e apaixonante, acho que já disse isso. No primeiro encontro com Sky fica nas entrelinhas que a morte não será o único tema forte que Cartas de Amor aos Mortos e irá discutir.
 Aos poucos Laurel e Sky vão compartilhando as suas tristezas e os seus medos. Juntos eles descobrem que o passado será sempre parte de quem somos, mas podemos ser muito maiores e melhores que ele. Uma parte muito especial para mim foram as resoluções de ano-novo, acredito que aquele foi um momento onde foi possível vermos como cada personagem amadureceu ao longo da história.
 Cartas de Amor aos Mortos é um livro lindo, envolvente e não creio que seja possível não se
emocionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário