quinta-feira, 30 de março de 2017

#Resenha - O Menino do Pijama Listrado (John Boyne)


 Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O Menino do Pijama Listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.



 Bruno é um garoto de 9 anos, curioso e muito esperto, filho de um soldado. Vive durante a Segunda Guerra Mundial com seus pais, sua irmã (Gretel), e alguns funcionários, em Berlim, na Alemanha. Leva uma vida cheia de oportunidades, filho de família rica e bem privilegiada, mora numa espaçosa casa, até que seu pai é nomeado como comandante e todos tem que se mudar para Haja-Vista - que seria o campo de concentração de Auschwitz -, um lugar isolado, sem vida e uma casa muito menor da que Bruno morava.
 Em Haja-Vista, Bruno não tem amigos e começa a ficar entediado, mas ao olhar pela janela do seu quarto avista uma cerca, e do outro lado dela, várias pessoas vestidas com "pijamas listrados", como é muito curioso, Bruno decide investigar aquelas pessoas e o novo lugar; sai de casa escondido e ao chegar próximo a cerca vê um garoto da sua mesma idade, porém muito magro e abatido, chamado Shmuel. 
 Os dois meninos viram grandes amigos com o tempo e passam a se encontrar todos os dias durante pouco mais de um ano, mas Bruno, muito ingênuo, não entende porque Bruno tem que estar ali do outro lado da cerca, e acredita que onde Shmuel mora - no campo de concentração - é um ótimo lugar, com diversas crianças para brincar. Ao descobrir que vai voltar para Berlim com sua mãe e irmã, resolve atravessar a cerca para encontrar Shmuel, conhecer o local onde o amigo mora e ajudá-lo a encontrar seu pai. Bruno consegue chegar ao outro lado, mas os planos dos garotos acabam não terminando como esperado. 



 Que história comovente! Como não chorar com Bruno e Shmuel, hein?! Tão ingênuos e tão sinceros um com o outro <3 
 Eu não sei se por eu ter assistido o filme antes de ler o livro, mas sinceramente, foi o primeiro livro que preferi o filme. O livro é lindo, mas achei meio superficial. Acredito que pelas cenas do filme, e tudo mais, é mais emocionante. Mas tirando tudo isso, é uma ótima maneira para entender um pouco sobre a Segunda Guerra Mundial, como aconteceu, além da grande lição de moral que a história traz. É uma grande leitura, repleta de aprendizados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário