sexta-feira, 13 de maio de 2016

#Resenha - Quarto (Emma Donoghue)




Minhas reações a esse livro foram as mais diversas, fiquei chocada, sorri, tive medo, raiva e me encantei por Jack e a sua inocência.

Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.




O livro é narrado por Jack, um garoto de 5 anos. Durante toda a leitura, eu senti que era ele quem contava a história, só uma criança poderia retratar o horror da situação de forma tão pueril. 



"Mãe" foi sequestrada aos dezenove anos e é mantida em cárcere privado há sete anos, na tentativa de oferecer uma infância feliz a Jack, ela criou um mundo onde só existem eles e o "velho Nick", o homem que os mantém presos e a visita quase todas às noites, vinte e uma horas.


Jack não sabe o que acontece, mas as pequenas obsessões, como contar o rangido da cama enquanto o velho Nick está no quarto e ele tenta dormir no guarda-roupa, é um indício claro que ele sente que algo está errado. 



Os últimos capítulos me deixaram com muita raiva da mãe, uma fala em particular, onde ela fala a Jack que ele não entende o lado dela, me deixou possessa. Como assim? O menino tem cinco anos! O mundo que ele conhece é um quarto, e ela o culpa por sentir falta do que é conhecido? Sem noção! Ok, sei que ela viveu sete anos presa, sofrendo abusos diários, mas não consigo aceitar. Sorry!



O final é emocionante, o Jack é um garoto fantástico. Leiam!





 photo assin.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário